29 de julho de 2009

King-Kong Pagando Mico?

Twitter, twitter... Causando muita discussão. A última foi à piada do Danilo Gentile, aonde ele menciona o fato do King-Kong ter ido à cidade, enriquecendo, ficado famoso e ter “pegado” uma loira: “@DaniloGentili Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol?”
E quem não gostou nada da piada foi o humorista do programa Global Casseta e Planeta, Hélio de La Peña (@lapena). E por que não gostou? Por interpretar que Danilo estaria comparando o macaco com um jogador de futebol negro.
Juro que quando li a piada no twitter do Gentili, interpretei pelo que na maioria das vezes acontece: um jogador feio faz sucesso, ganha muito dinheiro e “pega todas”. E não que ele fosse um negro milionário que pegou uma loirinha.
A piada foi mal-interpretada por muitos, tanto que o Gentili se explicou no twitter: “@DaniloGentili Reparem: na piada do KingKong não disse a cor do jogador. Disse q loira saiu c/ cara pq e famoso. A cabeca de vcs q tem preconceito hein.”
Só que agora eu faço uma breve comparação: @DaniloGentili não pode fazer piada de macaco porque o @lapena se ofende, mas @lapena pode fazer piadas baratas sobre gaúcho no Casseta e Planeta e o @rafinhabastos nem pode reclamar, né?
Eu, assim como muitos que leram e comentaram no update do Hélio em seu blog, levei em consideração que o preconceito esta na cabeça de quem lê, pois as interpretações foram diversas, tanto do lado “positivo” quanto do lado “negativo”.
O que me incomoda é que, chamar um branco de albino não tem problema nenhum, é super normal, mas chamar um afro-descendente de negro já vira caso de polícia. Assim como ninguém vê preconceito em chamar um obeso de gordo, um gay de viado, uma pessoa alta de girafa, não há preconceito em chamar um afro-descendente de negro.
Não estou tomando as dores de Danilo Gentili, até porque, ele esta rindo e tudo isso e o update em seu blog foi à maior comédia. Só não acho justo dizer que a “raça branca” tem preconceito para com a “raça negra”, até porque, como disse o Danilo em seu blog, não adianta separar algo que no fundo vai dar no mesmo.
Abraços!

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, tem que ter é muito preconceito pra entender isso da piada. Odeio gente que tem mania de achar preconceito em tudo.
o La pena é exatamente assim, ngm pode falar nada que ele já acha que é preconceito.
Acho que ele tem mais preconceito com ele mesmo que os outros!